terça-feira, 15 de maio de 2012

1956

Em 1955 é nomeada uma Comissão de Estudos com a finalidade de coordenar e de se pronunciar sobre os estudos realizados, por sua vez, pelo Grupo de Estudos de televisão e definir os moldes das futuras emissões. Esta comissão era constituída pela  direcção Emissora Nacional, um representante do Rádio Clube Português (Botelho Moniz) e outro do Ministério das Comunicações.

A 18 de Julho de 1955, no Pavilhão das Indústrias Portuenses, instalado na Feira Popular do Porto, têm lugar as sessões experimentais em circuito fechado.

Por iniciativa do Governo, a constituição da RTP - Radiotelevisão Portuguesa, SARL é feita a 15 de Dezembro de 1955. Tratava-se, portanto de uma sociedade anónima, com capital social de 60.000 contos, tripartido entre o Estado, emissoras de radiodifusão privadas e particulares. Em 16 de Janeiro de 1956 é assinado o contrato de concessão de Serviço Público de Televisão, assinado pelo 1º Presidente da RTP Camilo Mendonça, os 2 administradores Botelho Moniz e Stichini Vilela e Marcelo Caetano (grande dinamizador da ideia da RTP junto a Salazar) ministro da Presidência e ministro interino das comunicações.

As emissões experimentais da RTP (posteriormente, conhecida como RTP1) iniciaram-se às 21h 30m do dia 4 de Setembro 1956, a partir da Feira Popular, em Lisboa. Maria Armanda Falcão (mais tarde com o pseudónimo Vera Lagoa) foi a primeira apresentadora da televisão, nesta sessão experimental.


0 comentários:

Enviar um comentário